Ekron

Superporto do Açu, Ekron presente!

Na foto observa-se os guinchos Ekron em cima da plataforma de concreto.

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, recebeu nesta semana o primeiro bloco de concreto que será utilizado na construção do quebra-mar do TX2, terminal onshore do Superporto do Açu. O bloco, produzido no Porto do Forno, em Arraial do Cabo, foi rebocado até o empreendimento durante o último final de semana, por cerca de 60 horas.

No total, seis blocos foram produzidos em Arraial do Cabo. Cada bloco tem 66,85 metros de comprimento, 24 metros de largura e 18 metros de altura. Eles foram construídos pelo Kugira, maior dique flutuante da Europa, que está no Brasil pela primeira vez. Essa é a primeira vez que este tipo de tecnologia será utilizada no país.

 

Após a chegada dos seis blocos de concreto no Superporto do Açu, o Kugira também será rebocado de Arraial do Cabo até o empreendimento. No Superporto, ele irá produzir os 36 blocos restantes para a instalação do quebra-mar do TX2. No total, 42 blocos serão utilizados. A previsão é que a produção e instalação de blocos sejam concluídas em 2014.

O quebra-mar será composto pelos 42 blocos de concreto e por pedras. Ele terá comprimento de 1.466 metros (sentido Norte) e 2.363 metros (sentido Sul), permitindo a entrada e saída de navios do canal onshore do TX2. 

De acordo com o diretor de implantação da LLX, Luis Baroni, este é um marco na construção do empreendimento. “Além de ser um importante avanço no desenvolvimento do Superporto do Açu, esta é a primeira vez no país que a construção de um quebra-mar é realizada com blocos de concreto flutuantes”, destacou.

A Ekron esteve mais uma vez presente em uma grande obra que fomenta o progresso deste País.

 

Você está aqui: NOTÍCIAS Superporto do Açu, Ekron presente!